sábado, 2 de junho de 2012

biografia de Izzy Stradlin

Izzy Stradlin


Jeffrey Dean Isbell (nascido em 08 de abril de 1962), conhecido pelo seu nome artístico Izzy Stradlin, é um músico e compositor americano. Ele é mais conhecido como o ex-guitarrista rítmico e co-fundador da banda de hard rock Guns N' Roses, que deixou no auge de sua fama em 1991. Após a sua saída, ele liderou sua própria banda, Izzy Stradlin and the Ju Ju Hounds para um álbum e turnê. Desde a década de 1990, Stradlin lançou dez álbuns solo, os seis últimos de forma independente.

Vida e carreira

1962-1979: Início da vida

Stradlin nasceu Jeffrey Dean Isbell em Lafayette, Indiana. Seu pai era um gravador, e sua mãe trabalhava para a companhia telefônica, eles se divorciaram quando ele tinha oito anos. De sua cidade natal, Stradlin disse mais tarde: "Foi legal crescer lá. Há um tribunal e uma faculdade, um rio e trilhos de trem. É uma cidade pequena, por isso não havia muito a fazer. Andamos de moto, fumamos maconha, teve problemas que era muito Beavis e Butt-head na verdade."

Stradlin desenvolveu um interesse pela música cedo na vida; por oito anos de idade, seus favoritos musicais incluíam Bob Dylan, Pink Floyd, Alice Cooper e Led Zeppelin. Sua maior influência musical foi a sua avó paterna, que tocava bateria em uma banda de swing jazz com seus amigos. Inspirado, Stradlin falou que seus pais a comprar-lhe uma bateria.

No colégio, Stradlin começou uma banda com seus amigos, um dos quais era o vocalista Bruce Bailey, depois conhecido como Axl Rose. Stradlin lembrou: "Nós éramos rapazes de cabelos compridos na escola. Você era um atleta ou um drogado? Não, nós não eramos atletas, então acabamos saindo juntos. Tocávamos covers na garagem. Não houve clubes para jogar, por isso jamais conseguimos sair da garagem." Apesar de sua aversão à escola, Stradlin conseguiu se formar em 1979 com uma média D. Estabelecido numa carreira na música, ele posteriormente se mudou para Los Angeles, Califórnia.

1980-1984: Início de carreira

Logo após sua chegada em Los Angeles, Stradlin se juntou banda punk Naughty Women. Durante seu malfadado primeiro show com a banda, o público começou a atacar os músicos; Stradlin lembrou: "Eu apenas peguei um suporte de prato e ficou do lado tentando expulsa-los, gritando:" Sai de perto de mim, o homem ! Essa foi minha introdução ao cenário do rock em L.A." Seu mandato de dois meses em Naughty Women foi seguido por um stint na banda de hard rock Atoms, antes de sua bateria foi roubado junto com seu carro e ele mudou para o baixo. Stradlin, em seguida, ingressou na banda de heavy metal Shire, durante o qual ele assumiu a guitarra rítmica para ajudar a sua composição.

Em 1983, Stradlin formou Hollywood Rose com seu amigo de infância de Axl Rose, que se mudou para Los Angeles no ano anterior. Em janeiro de 1984, a banda gravou uma demo de música e cinco com as faixas "Killing Time", "Anything Goes", "Rocker", "Shadow of Your Love", e "Reckless Life", que foram lançados em 2004 como parte de a coletânea The Roots of Guns N' Roses. O grupo se desfez em agosto, após Stradlin juntar-se a Sunset Strip e London, só para se reunir com Hollywood Rose quatro meses depois.

1985-1991: Guns N' Roses

Em março de 1985, Stradlin fundou o Guns N' Roses com Axl Rose e vários membros do L. A. Guns. Em junho, o line-up consistia em Stradlin, Rose, o guitarrista Slash, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler. Eles tocaram casas noturnas, tais como o Whisky a Go Go, The Roxy, e The Troubadour e aberta para maiores atos ao longo de 1985 e 1986. Foi durante este período que a banda escreveu a maioria de seu material clássico, com Stradlin estabelecendo-se como um compositor fundamental no grupo.

Em julho de 1987, o Guns N' Roses lançou seu primeiro álbum, Appetite for Destruction, que até à data já vendeu mais de 28 milhões de cópias em todo o mundo, 18 milhões dos quais nos Estados Unidos, tornando-o o álbum de estréia mais vendido de todos os tempos no EUA. Stradlin escreveu ou co-escreveu a maioria das canções do álbum, incluindo os hits "Sweet Child o' Mine" e "Paradise City". Ele também escreveu o hit "Patience" para o álbum G N' R Lies, que foi lançado em novembro de 1988 para as vendas de cinco milhões de cópias, apesar de conter apenas oito faixas, quatro dos quais foram incluídos no anteriormente lançado EP Live ?!*@ Like a Suicide.

Como seu sucesso cresceu, assim como as tensões interpessoais dentro da banda. Em 1989, durante um show como atração de abertura para os Rolling Stones, Axl Rose ameaçou deixar a banda se Stradlin, Slash e Steven Adler não parasse de "dançar com Mr. Brownstone", uma referência a sua canção de mesmo nome sobre o uso de heroína. Depois de ser condenado a um ano de período probatório por urinar em público a bordo de um avião, Stradlin decidiu ficar limpo, ele voltou para a casa de sua mãe em Indiana, onde estava desintoxicado de drogas e álcool. No ano seguinte, Adler foi demitido da banda por causa de seu vício em heroína, ele foi substituído por Matt Sorum do The Cult.

Em setembro de 1991, o Guns N' Roses lançou os álbuns, muito aguardados Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, que estreou em 2º e 1º respectivamente nas paradas dos EUA, um feito não alcançado por nenhum outro grupo. Stradlin co-escreveu os sucessos "Don't Cry" and "You Could Be Mine", e realizou vocais nas músicas "Dust N' Bones", "You Ain't the First", "Double Talkin' Jive" e "14 Years". Como em seus álbuns anteriores, sua guitarra preferida durante a gravação dos álbuns foi uma Gibson ES-175.

Até o lançamento do Use Your Illusion, Stradlin tinha ficado insatisfeito com a vida no Guns N' Roses. Mais tarde, ele lembrou: "Quando eu parar com as drogas, não pude deixar de olhar em volta e me perguntando: "É só isso?" Eu estava cansado disso, eu precisava sair." Em 7 de novembro de 1991, no final da turnê européia da banda, foi anunciado que Stradlin havia deixado o Guns N' Roses. Ele tinha feito seu último show como membro oficial da banda em 31 de agosto no Estádio de Wembley. De suas razões para sair, Stradlin mais tarde disse: "Eu não gostava das complicações que se tornaram uma parte da vida diária no Guns N' Roses", citando o motim de Riverport e os atrasos crônicos de Axl Rose sobre a Use Your Illusion Tour como exemplos. Ele afirmou que ficar sóbrio desempenhou um papel na sua decisão de deixar, dizendo: "Quando você está fudido, você está mais propenso a colocar-se com as coisas que você normalmente não aguentar."

1992-1994: Ju Ju Hounds e primeira reunião do GN'R

Após sua saída do Guns N' Roses, Stradlin retornou à sua cidade de Lafayette, Indiana, onde começou a trabalhar em novo material. Ele formou a banda Izzy Stradlin e do Ju Ju Hounds, que consistia em Stradlin nos vocais e guitarra rítmica, Rick Richards do Georgia Satellites na guitarra solo, Jimmy Ashhurst de Broken Homes no baixo, e Charlie Quintana na bateria.

Seu auto-intitulado álbum de estréia foi lançado em Outubro de 1992 e aclamado pela crítica; Rolling Stone chamou de "um maltrapilho, blues-encharcado, e bem ganhar estréia solo." Ju Ju Hounds fez o seu primeiro show em setembro no The Avalon em Chicago, antes de embarcar em uma turnê pela Europa, Austrália e América do Norte. Em maio de 1993, Stradlin reuniu com o Guns N' Roses para cinco shows na Europa e no Oriente Médio para o preenchimento de seu substituto, Gilby Clarke, que havia quebrado o pulso em um acidente de moto. Depois Stradlin retornou ao Ju Ju Hounds, Axl Rose dedicou "Double Talkin 'Jive" para ele com ele durante vários shows. Em setembro, os Ju Ju Hounds realizaram uma turnê no Japão, onde a banda tocou seu último show no Shibuya Public Hall, em Tóquio. Stradlin, em seguida, tomou o tempo fora da música, durante a qual ele viajou e dedicou muito de seu tempo à sua paixão por corrida do motos, até mesmo a construção de uma estreita faixa para a sua casa em Indiana.

1995-2002: Carreira solo e Velvet Revolver

Em 1995, Stradlin começou a gravação de material para seu segundo álbum solo, 117°. Lançado em março de 1998, o álbum foi gravado aos trancos e barrancos ao longo de um período de dois anos e contou com seu ex-companheiros de banda Duff McKagan e Rick Richards, assim como o ex baterista do Reverend Horton Heat Taz Bentley, cujo trabalho Stradlin admirado. Como antes, Stradlin tinham pouco interesse em promover a sua música, ele fez poucas entrevistas e não fez apresentações ao vivo. O álbum acabou sendo seu último lançamento em seu longo tempo de Geffen da etiqueta, como resultado da fusão entre Geffen e Interscope, Stradlin foi retirado da lista do rótulo.

Em dezembro de 1999, terceiro álbum do trabalho solo de Stradlin, Ride On, foi lançado pela gravadora Universal Victor no Japão. Ele apresentava o mesmo line-up como a sua versão anterior. Para promover o álbum, Stradlin com McKagan, Richards e Bentley, fizeram quatro shows no Japão em abril seguinte. Com a adição do tecladista Ian McLagan, o grupo gravou mais dois álbuns: River, que foi lançado em Maio de 2001, Santuário, e um lançamento no Japão somente em segundo lugar, On Down the Road, que se seguiu, em agosto de 2002, JVC Victor.

Stradlin foi, então, perguntou por suas armas ex-companheiros Guns N' Roses Slash, Duff McKagan e Matt Sorum para se juntar ao supergrupo Velvet Revolver. Embora tenha contribuído para o processo de composição, enquanto a banda estava em sua fase de formação, Stradlin finalmente se recusou a participar devido à sua aversão à vida na estrada e sua falta de vontade de trabalhar com um vocalista, embora ele se ofereceu para dividir os vocais com McKagan. Slash depois comentou: "Ele não queria lidar com a distância foda longe de tudo. Assim que começamos a ouvir cantores fisicamente, nós não vê-lo novamente. Ele é tão foda quebrado a partir de sua experiência [com Axl Rose] que ele se recusa a fazer qualquer coisa que envolva um cantor de novo!"

2003-presente: Carreira solo independente e segunda reunião com GNR

Em 2003, Stradlin gravado seu sexto álbum, Like a Dog, com o guitarrista Rick Richards, o baterista Taz Bentley e o baixista JT Longoria. Ele foi originalmente programado para o final de 2003, com pouco menos de mil cópias promocionais feitas. No entanto, o álbum não foi lançado até outubro de 2005, quando Stradlin-solicitado por um fã-tornou disponível através de encomenda via internet. No ano seguinte, Stradlin re-lançou Ride On, River, On Down the Road, e Like a Dog através do iTunes.

Em 5 de maio de 2006, treze anos após sua última performance com Guns N' Roses, Stradlin faz uma aparição no show da banda no Hammerstein Ballroom, em Nova York; ele tocou em "Patience", "Think About You" e "Nightrain". Ele, então, realizada com Guns N 'Roses para 13 shows durante a turnê de verão europeia da banda. Stradlin disse, "Axl [Rose] e eu conectado via celular este ano, eu parei por... Foi bom reencontrar um velho amigo/colega de guerra/colega músico. Eu disse a ele mais tarde, eu gostaria de participar do diversão, de alguma forma e ele disse que eu era bem-vindo para vir e tocar alguma coisa, então eu fiz! Levei cerca de três semanas para se recuperar das seis semanas de turnê! "Em dezembro, ele fez três shows com o grupo no Gibson Amphitheatre em Universal City, Califórnia.

Stradlin lançou seu sétimo álbum, Miami, através do iTunes, em maio de 2007. Ele novamente om Rick Richards, Taz Bentley, e JT Longoria, bem como tecladista Joey Huffman. O guitarrista Richards descreveu o álbum como sendo "um pouco de uma partida Like a Dog, mas ainda bastante balancim um". Em julho, uma versão remixada de Miami foi lançado através do iTunes; Stradlin chamado o novo mix "muito mais alto e mais poderoso som." Em novembro daquele ano, ele lançou um segundo álbum do iTunes somente, Fire, the Acoustic Album que também contou Richards, Bentley, e Longoria.

Lançamento do iTunes Stradlin seguinte, Concrete, saiu em julho de 2008. Além de seus colaboradores regulares, Stradlin também convidou os seus ex-companheiro de banda do Guns N' Roses Duff McKagan para tocar baixo em três músicas, incluindo a faixa-título. Stradlin, em seguida, lançou dois álbuns mais através do iTunes: Smoke, que saiu em dezembro de 2009, e Wave of Heat, que se seguiu, em Julho de 2010 e novamente com McKagan, que aparece em sete faixas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário